A XYL



Fundada em 2005 por Pedro “Snooze”, Diego “Jack” e Victor “Lucky”, a XyL – Xtreme yoyo Lovers já possuía duas propostas: incentivar pessoas a se iniciarem no esporte e mantê-las unidas e interessadas, podendo contar com o apoio e experiência de outros jogadores. Assim, a XyL começou a crescer. Com o tempo, as pessoas que viam esses jogadores em ação começavam a se interessar então não durou muito até que alguns amigos se juntassem ao esporte e começassem a treinar também. Nessa época Victor “Bread” Rodrigo, Pedro “Caipora” Victor e Flávio “Smile” se juntaram ao time. Foi nesse mesmo ano que surgiu a primeira oportunidade de apresentação em público da XyL, no dia 12 de outubro – o dia das crianças -  os seis jogadores da XyL fizeram uma modesta, mas marcante apresentação no Teatro Jorge Amado, em Salvador, para um grupo de crianças de comunidades carentes, que estavam participando de um evento comemorativo organizado por organizações filantrópicas. Foram apresentados freestyles de 1A, 4A e 5A na ocasião.

Infelizmente, pouco tempo depois, Smile acabou por se mudar para Curitiba, sua terra natal, onde posteriormente acabou abandonando o ioiô. Caipora, um promissor jogador de 4A acabou perdendo o interesse no esporte e se desligou do grupo, no entanto, foi nessa época que Eduardo “Dudu” se integrou ao grupo.

Ainda em 2005, aconteceu em Salvador um evento anual chamado Anipólitan, que reuniu fãs de animação e quadrinhos japoneses. Boa oportunidade para a XyL aparecer um pouco mais. Ficou decidido então que os membros da XyL iriam ao evento e jogariam ioiô durante o mesmo para mostrar o esporte ao público, não era uma apresentação, era apenas um meio de chamar atenção.

E funcionou, mesmo que em pequena escala. Cláudio “Dinho” se interessou e se iniciou no esporte alguns meses depois, graças ao contato feito durante o Anipólitan. Junto com ele, Elson Teti, que conheceu o ioiô no ínicio de 2006 também foi aceito no grupo, no entanto, hoje em dia ele mora em Aracajú, mas continua como membro ativo da XyL.
O segundo semestre de 2006 foi uma época de surpresas para a XyL, após negociações, a edição 2006 do Anipólitan contou com uma apresentação de palco dos membros da XyL, novamente, apresentando freestyles de 1A, 4A e 5A, mas com a oportunidade e tempo para falar um pouco sobre o esporte e sobre a própria XyL.

 No ínicio de 2007, entram para o grupo Levi e Thiago, que já treinavam com os membros da XyL há algum tempo e Bráulio “Shadow”, um iniciante jogador de 2A mas que já conhece a XyL desde sua fundação. Completando a formação atual da XyL.
Do ano de 2008 até o ínicio de 2011, houve um hiato no funcionamento do grupo, mas agora a crew está de volta a átiva e em busca de novos membros!